
Não temos como começar a falar da Drenagem Linfática Manual, sem falar um pouco da sua história, então, vamos lá fazer uma cronologia rápida:
– 1930, o dinamarquês Dr. Emil Vodder e sua esposa desenvolveram os primeiros trabalhos com drenagem linfática manual na França, tratando pacientes com infecções crônicas.
– 1960 – Fundado o primeiro centro Vodder de drenagem linfática manual em Essen, na Alemanha.
– Também em 1960, na Alemanha, o Dr. Michael Foldi, começou seus estudos sobre as vias linfáticas, e em 1986 fundou sua clínica especializada em linfologia utilizando a técnica de drenagem linfática manual.
– 1977 – O fisioterapeuta Dr. Albert Leduc criou o método Leduc.
– No Brasil, nos anos 1990, o médico Dr. José Maria Godoy desenvolveu a técnica Godoy, seguindo os princípios da técnica do Dr. Vodder.
Hoje em dia, existem muitas técnicas e manobras diferentes para a realização da drenagem linfática manual, mas a sua origem veio da técnica do Dr. Vodder, e embora algumas pessoas a considerem uma “técnica de massagem”, ela não é considerada uma massagem, pois não há mobilização de tecido na técnica utilizada.
E agora vamos para suas indicações e benefícios :
– Eliminação de edemas;
– Tratamento pré e pós-operatórios;
– Tratamento da celulite;
– Tratamento de redução de medidas;
– Tratamento de acne;
– Acompanhamento gestacional (com autorização médica);
– Tratamento de relaxamento (anti estresse);
– Tratamento para diminuição de olheiras;
A drenagem linfática manual é uma excelente opção para tratamentos corporais para eliminar toxinas e ajudar o nosso sistema linfático a trabalhar de forma adequada e nos dar conforto em relação aos edemas (inchaços), principalmente agora no calor.
E apesar de ser uma indicação na redução de medidas, é importante enfatizar que NÃO ELIMINA GORDURA, e sim a elimina líquidos e toxinas, limpando o organismo.
Não deixe de realizar uma avaliação para ver se este é o tratamento mais indicado para você, pois apesar de ser uma técnica MARAVILHOSA, existem contraindicações, e vamos falar algumas delas:
– Neoplasia (câncer);
– Insuficiência cardíaca descompensada;
– Insuficiência renal crônica;
– Infecções provocadas por vírus, bactérias e fungos;
– Linfangite aguda (inflamação dos vasos linfáticos);
– Hipertireoidismo descompensado;
– Trombose aguda;
– Tromboflebites e flebites;
– Tuberculose e febre;
A Drenagem Linfática Manual é um momento para cuidar de você, da sua saúde e relaxar, então venha fazer uma avaliação na Estética Flávia Gil e aproveitar esse momento.
Para agendar uma avaliação entre em contato conosco através de nosso site ou WhatsApp.