
Para começarmos falando sobre a Acne, devemos lembrar que ela é uma manifestação dermatológica comum, que prejudica muito o bem-estar e a autoestima da pessoa, mas que não compromete gravemente a saúde da mesma.
A acne é uma dermatose multifatorial crônica, causada pela inflamação dos folículos pilossebáceos, devido ao acúmulo de secreção sebácea. Geralmente, ela ocorre no rosto, tórax e costas.
Na maioria das pessoas, elas surgem na adolescência e atinge todos os sexos, mas os homens nessa idade são bem afetados por conta da influência androgênica (desenvolvimento masculino).
Quando a acne se manifesta de forma severa, causa muitos problemas psíquicos e sociais, por isso a importância do acompanhamento logo que surgem as primeiras acnes, para que ocorra o controle e evite graves sequelas.
Geralmente, 4 fatores estão relacionados pela formação da acne:
- Hiperprodução de sebo pelas glândulas sebáceas;
- Hiperqueratinização da região superior ao folículo (formando um tampão)
- Colonização bacteriana;
- Processo inflamatório local;
A bactéria mais conhecida no processo da acne é a Propionibacterium acnes ou P. acnes, que faz parte da microbiota normal residente da nossa pele, e quando ocorre a hiperprodução de seb, há uma ploriferação dessa bactéria, favorecendo a acne.
O quadro clínico caracteriza-se por lesões não inflamatórias (comedões – cravos fechados e abertos) e inflamatórias (pápulas, pústulas, nódulos e abscessos).
Classificação da Acne:
- Acne Grau I – comedônica e não inflamatória;
- Acne Grau II – pápulo-postulosa e inflamatória
- Acne Grau III – nódulo-cística e inflamatória;
- Acne Grau IV – conglobata e inflamatória;
- Acne Grau V – fulminante;
Podem ocorrer, em peles com fototipos III e IV, manchas causadas pelos traumas das lesões. Já as cicatrizes ocorrem na evolução da acne inflamatória, deixando depressões na pele.
Outros fatores que podem causar a acne:
- Influência Hormonal;
- Influência da alimentação;
E também podemos ter diferentes tipos de acne:
- Acne neonatal – ocorre em recém nascidos nas primeiras semanas de vida.
- Acne medicamentosa – causada por alguns medicamentos.
- Acne cosmética – causada por alguns cosméticos, principalmente quando não se escolhe o correto para o seu tipo de pele.
- Acne tropical – ocorre no verão, por conta do calor.
- Acne mecânica – causada pela ação de traumas físicos repetidos na pele, como o uso de bonés, faixas de cabelo, etc.
- Acne escoriada – causada pela manipulação em excesso da acne, prolongando seu tempo, geralmente, reflete algum estresse que a pessoa esteja passando.
- Acne adulta – ocorre pelas disfunções hormonais, relacionadas aos ovários policísticos ou com aumento dos hormônios androgênicos. Geralmente, ela acontece com mulheres com mais de 25 anos.
Não iremos abordar especificamente sobre os tratamentos, pois temos muitas possibilidades e respeitamos a individualidade de cada um, sendo necessário uma avaliação, onde em muitos casos é necessário um trabalho multidisciplinar.
Mas os principais recursos para tratamento de acne na estética são:
- Limpeza de Pele
- Alta Frequência
- Drenagem Linfática Manual
- Microcorrentes
- Microdermobrasão
- LED
- Laser de baixa intensidade
- Argilas e óleos essenciais
- Peelings Químicos
- Princípios ativos para tratar acne
Em casos mais graves onde é necessário um trabalho multidisciplinar, o médico pode orientar o uso de medicamentos tópicos e/ou oral.
Para saber mais informações, é necessário marcar uma avaliação.
Para agendar uma avaliação entre em contato conosco através de nosso WhatsApp.